Poesia e arte na escola

O Projeto Conteúdo Digital, com apoio da Secretaria da Educação, temo prazer de convidar os alunos e professores da Rede Municipal de Vinhedo, a participar do 1º Concurso de Poesia e Arte.

O concurso tem como objetivo estimular a leitura e a criação literária entre crianças e adolescentes, bem como inserir o estudante no mundo da linguagem artística. A Literatura combinada com a Arte oferece novas perspectivas para a compreensão de si mesmo e do próprio contexto em que se vive.


As ilustrações não são apenas complementos para a leitura poética, mas se apresentam como uma forma de linguagem que influencia a sensibilidade e a percepção do leitor, e também como uma forma de acesso ao texto que auxilia as crianças a interagirem com as palavras de forma mais imediata, promovendo a leitura e releitura da poesia com o universo das imagens.

......................................................Alberto Alves Maia


“Poesia é arte. E, como toda Arte, exige tonalidade, cor, brilho, criatividade, o artista e o admirador. Mas, acima de tudo, a alma de quem cria e de quem olha e enxerga!”

................................................Ivone Carvalho


Escolas:


Em um primeiro momento, como projeto piloto, estaremos conversando sobre o concurso nas seguintes escolas:


- Integração;


- Cláudio Gomes;


- Jair Mendes de Barros;


- Ricardo Junco;


- Magdalena Lébeis;


- Maria de Lourdes Von Zuben


- André Franco Montoro.

1) As séries participantes serão definidas em reunião com os coordenadores/professores

2) O prazo final para a entrega dessas poesias e suas respectivas ilustrações é 15/05/2008.

3) Cada escola do Ensino Fundamental II deverá selecionar 20 poesias com suas respectivas ilustrações, enquanto cada escola do Ensino Fundamental I deverá selecionar 10 poesias acompanhadas de suas ilustrações. Todos da comunidade escolar poderão ajudar os professores de Língua Portuguesa e Arte no processo da escolha. Os professores de Língua Portuguesa poderão atuar como revisores de textos no caso das poesias selecionadas.

4) As ilustrações (desenhos) deverão estar em sintonia com o tema da poesia e devem ser feitas na metade de uma folha A4.

O autor do desenho não precisa ser, necessariamente, o autor da poesia.

O verso da ilustração deverá conter o título da poesia a ela relacionada, bem como o nome do aluno, escola e série.

5) As poesias selecionadas, acompanhadas de suas respectivas ilustrações, serão inseridas, por escola, no Site “Projeto Conteúdo Digital” para que possam ser visualizadas na Rede (Internet) em qualquer local.

6) Com as 05 poesias mais relevantes de cada escola, será produzido um livro eletrônico (ebook) com 30 poemas ilustrados sob licença Creative Commons; Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento, para distribuição gratuita na rede e divulgação em bibliotecas digitais do país, e também distribuído em CDs para serem salvos em qualquer computador.

Obrigado
Alberto