Quadrinhas

As quadrinhas são estrofes de quatro versos caracterizadas pela simplicidade de sua forma. As rimas são simples, assim como as palavras que fazem parte do seu texto.
Podem ser usadas para simplificar o aprendizado de um conteúdo.

..................................................................
.
Com A escrevo amor
Com B escrevo beijo
Com C escrevo castelo
Castelo do meu desejo.
.....................................
Há quatro coisas da vida
que dão gosto pra viver:
amar e ser amado,
perdoar e esquecer.
.....................................
Se a saudade matasse
muita gente morreria;
e eu seria a primeiro
que a saudade mataria.
.....................................
O amor é uma frutinha
que todos devem provar;
ora doce, ora azedinha,
ora capaz de amargar.
.....................................
Sou jardineiro imperfeito,
pois no jardim da amizade
quando planto amor-perfeito
nasce sempre uma saudade.
............................................
Tenho fome, tenho sede
Não é de pão, nem de vinho
Tenho fome de um abraço
Tenho sede de um carinho.
............................................
Suba ao trono o jovem Pedro
Exulte toda a Nação;
Os heróis, os pais da Pátria
Aprovaram com união.
Quadrinha cantada nas ruas do Rio de Janeiro em 1840.(Em apoio ao Império) .D. Pedro II torna-se imperador aos 6 anos de idade e assume o Império com 15 anos
.............................................................
Por subir Pedrinho ao trono,
Não fique o povo contente;
Não pode ser coisa boa
Servindo com a mesma gente.
Quadrinha cantada nas ruas do Rio de Janeiro em 1840. (Em desacordo ao Império)
..................................................................
Vai-se o marechal ingente,
vai-se o grande alagoano.
E eu leitor, digo somente: Floriano foi um prudente;
seja o Prudente um Floriano.
O escritor, como um admirador do ex-presidente Floriano Peixoto,
quando Prudente de Moraes é eleito presidente

....................................................................
Como era verde este caminho!
Que calmo o céu! que verde o mar!
E entre festões, de ninho em ninho
A Primavera a gorjear!
Olavo Bilac
..................................................................

Quando me sinto forte
Deus mostra minha fraqueza
Quando me sinto fraco
Deus é minha fortaleza.
.........................................................
Petróleo move automóvel,
Navio, trem, avião,
Ônibus e motocicleta,
Helicóptero e caminhão.

Com petróleo se faz pano,
Brinquedo, bolsas e mala,
Pele pra fazer salsicha,
Copos, pratos, nem se fala.

Se faz tinta, faz garrafa,
Material de construção,
Se fazem peças de automóvel
E se faz tubulação.
Ruth Rocha - Fragmento da quadrinha “Meu amigo dinossauro”
.
Clique e ouça um excelente trabalho sobre cantigas, quadrinhas e parlendas produzido pela Rádio Escola - MEC
.





.